SOCIEDADE

Primeiro encontro da União de líderes Pro inclusão

No dia 6 de maio, o jornal PapoReto promoveu um encontro com a união de líderes Pro inclusão no edifício Lemonde afim de apresentar um debate com exposição de ideias sobre o tema, mães que têm filhos com deficiência e proporcionam inclusão através de lideranças, com ações, eventos e projetos ofertando acolhimento, informações e troca de experiências com outros grupos de mães, família, grupos religiosos e etc. Com isso, contam com ajuda de profissionais voluntários da área que dispõe de tempo para ajudar os grupos acrescerem
Fátima Ramalho mediou o debate com os seguintes temas:

•Olhar materno sobre a inclusão
•A relação professor versus mãe
•O transporte público, passe livre e acessibilidade
•A saúde mental das mães
•A inclusão e a educação especial
•A importância da mediação em todos os níveis de ensino
•A inclusão nas igrejas
•O acolhimento e o entendimento das diferenças no processo de inclusão
•No momento da entrevista, foi feita uma live que repercutiu imediatamente com pedidos de ajuda de mães que tem filhos com deficiência e precisam de atendimento para seus filhos e solicitando ajuda emocional ao grupo.
•Solicitando ao jornal papo reto mais temas como esse para serem apresentados
•Pois Segundo relatos as mães que assistiram a live ficaram muito satisfeitas e pediram mais trabalhos como este.

Alexandre França

Formado em Pedagogia com especializações na área da educação Especial e inclusiva. Atua como diretor e coordenador de uma instituição de ensino superior em Duque de Caxias, psicopedagogo numa escola em Belford Roxo.
Participa de Projetos Inclusivos na baixada fluminense há mais de 3 anos, priorizando à inclusão para todos dentro da sala de aula.

Sônia Mendes Ferreira

Psicóloga clínica e sexóloga. Doutoranda em Ciências, Tecnologia e Inclusão pelo PGCTIN/UFF. Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI/UFF. Professora de Educação Especial da Rede Faetec . Autora de livros. Prêmio Paulo Freire 2019 modalidade Educação Especial. Coordenadora do grupo Cristoinclui. Membro da Igreja Batista Atitude e irmã do Janinho T21 com 56 anos.

Juliete Cordeiro

Mãe de um adolescente de 15 anos, formada na área de Saúde e Educação, palestrante, militante na área da Inclusão, e devido ao seu trabalho voluntariado tem se deparado, ao longo desses anos com as realidades das famílias que vem buscando a cada dia um atendimento adequado para seus filhos em todos os aspectos, e com ela não foi diferente ao deparar se com o nascimento prematuro do filho e as consequências que muitas vezes isso ocasiona na vida da criança e com o passar do tempo se viu às voltas com vários profissionais que nem sempre estavam atualizados quanto as dificuldades apresentadas no decorrer do processo, sem contar a falta de estrutura encontrada em muitos municípios. Devido à isso, hoje tem um grupo de mães Inclusivas junto com a amiga Taís Abel, no momento é coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) pelo município de São João de Meriti, é idealizadora do projeto “ Mães Acadêmicas” na faculdade, à convite está com a psicóloga Daniele Casemiro, idealizadora do grupo “ Mães de Luz” num projeto para as mães.
Formação: Técnica em Enfermagem, Pedagogia, Graduanda em Farmácia e no momento Cursando Especialização em Autismo

Lanynha Figueiredo

Educadora, Gestora, Tec. Contábil, palestrante. Mãe de quatro filhos, sendo dois no Espectro Autista, Presidente do Movimento AMARE DUCA, Mesa Diretora do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias, Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Duque de Caxias, Comitê Intersetorial para proteção da Criança e do Adolescente, Comissão Plano Decenal da Criança e do Adolescente, Ação Ministerial para Inclusão nas igrejas, Frente Baixada dos Conselhos de direitos da Pessoa com Deficiência.
Participação em projetos e incentivadora da Inclusão na Baixada Fluminense, principalmente em Duque de Caxias.

Carla Elisa

Professora Carla Elisa tem por formação pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica e diversos cursos de extensão na área de educação Inclusiva, dificuldades de aprendizagem nos estudantes com Transtornos do Espectro Autista – T.E.A. e deficiência intelectual.
Atua na sala de recursos – Atendimento Educacional Especializado em uma Unidade Escolar municipal do Ensino Fundamental situado em um município da Baixada fluminense/RJ

Danielle Casemiro

Psicóloga; pós-graduanda em Neuropsicologia; palestrante e idealizadora do projeto Mães de Luz.
Inspirada por sua Irmã que passou por muitas dificuldades desde de a gestação de seu sobrinho que nasceu com uma paralisia rara nos membros inferiores, o que contribui para que Danielle um dia fizesse algo para as mães em relação a saúde mental delas que muitas vezes sofrem com esgotamento físico e mental e não conseguem dar conta de tudo.O projeto torna-se uma rede de apoio entre as mães, a partir da escuta e acolhimento onde se conhecem, trocam experiências, compartilham seus medos e desafetos, se conectam entre Si.
Os conflitos da gestação, pós- diagnóstico e suas dificuldades atuais. Hoje a Psicóloga Danielle Casemiro busca levar essas oficinas terapêuticas para outros grupos que também apoiem crianças e suas mamães
adora da Inclusão na Baixada Fluminense, principalmente em Duque de Caxias.

Elaine Ribeiro

Mãe do Nicolas autista de 5 anos;
Formada em Pedagogia, cursando pós em Neuropsicopedagoga; Idealizadora do Fórum de Famílias Especiais.

Daniela Cavalheiro

Fundadora do Movimento de apoio familiar Amadinhos Down; Escritora; Palestrante; Mãe de Fernanda, de Cecília que tem a T21 e de Valentina que está dentro do espectro do autismo (TEA); Conselheira Institucional Pedagógica da APAE Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu