Aumento de doenças causada pela ação do homem, é um problema grave e cada vez mais frequente na vida da população. A poluição do Ar e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças. Não é difícil compreender a relação existente entre a ação do homem e o aumento do número de doenças. Poluição das águas, da atmosfera e desmatamento são apenas alguns dos impactos negativos do homem no planeta.
Como a ação do homem pode afetar a nossa saúde?
O impacto negativo do homem no ambiente tem relação direta com a saúde, segundo o Dr. Henrique Paes, “SIM”, uma vez que necessitamos de produtos produzidos no meio ambiente para a nossa sobrevivência.
Fica impossível sobreviver sem acesso à água e ao ar, por exemplo. Se esses elementos estão comprometidos, nossa saúde também ficará. A poluição da água: causa diversos problemas de saúde, principalmente gastrointestinais, como o surgimento de diarreias. Além disso, podemos citar a cólera, a hepatite A, a giardíase e a febre tifoide como doenças causadas pela ingestão de água contaminada e que possuem relação direta com ações inadequadas do homem, como lançamento de esgoto não tratado em rios.
A poluição atmosférica também afeta diretamente a saúde, causando danos, principalmente, no nosso sistema respiratório. A poluição do ar está relacionada com o aumento dos casos de asma, bronquite e câncer de pulmão. O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população. Isso ocorre porque, ao desmatar, estamos destruindo o habitat de várias espécies, que passam a procurar abrigo e comida nas áreas habitadas pelo homem.