O programa “Livros para Voar” abre espaço para os poetas de Nova Iguaçu nesta sexta-feira (10), às 14h, no espaço de leitura do programa no terceiro piso do TopShopping, com a tarde de autógrafos do livro “Antologia: poesia em praça pública”, organizado pelo coletivo “Sarau Prata, Prosa e Poesia”, com incentivo da Lei Aldir Blanc. A Fenig, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, através do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, realiza esse encontro com o público leitor e os autores da cidade.
“O que motivou essa antologia foi valorizar esses artistas independentes como forma de agradecimento e fazer acontecer esse movimento literário reunindo a diversidade de escritas”, destacou o poeta e um dos organizadores Vinícius Henrique.
Um dos maiores incentivos para a escrita, Vinícius recebeu da avó, Ana Barbosa da Silva, matriarca de uma família de poetas. Falecida recentemente, Dona Ana foi poetisa, cantora e compositora e teve nesse livro, a primeira publicação de um poema dela, e será uma das homenageadas no evento que reúne uma família de escritores.
Esse encontro de gerações conta ainda com três autores mirins: a filha de Vinícius, Marina Elis, de 8 anos, o primo dela Guilherme Lopes, de 9, e outra prima, Carol Lopes, de 10 anos, como um forma de incentivar a literatura dentro das famílias.
“Eu tenho referências como Machado de Assis e Paulo Leminski, mas leio principalmente os autores da Baixada Fluminense que fazem a cena independente como Luiz Coelho Medina, meu tio Junior da Prata, Pedro Ferreira, Leonardo Rocha, Ivone Landim que me inspiram muito. Eu fiz um poema em homenagem a esses poetas”, afirmou Vinícius.
Vinícius Henrique destaca a importância da ação “Livros para Voar” para a Baixada Fluminense. “É muito importante essa conexão do autor com o público. Essa troca de energia com os leitores é uma forma de incentivo para que os autores continuem e seja um incentivo para todos que querem escrever”, disse o autor.
Além da presença dos autores, haverá um sarau com muita música e poesia e apresentação do balé da Academia Cristina Mendes. Haverá ainda distribuição de livros e gibis doados ao programa “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.
“O programa Livros para Voar da Prefeitura de Nova Iguaçu é uma ação de democratização da leitura na nossa cidade e de incentivo aos autores”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.