Moradores aguardam conclusão das obras do Hospital Iguassu (1935)

COSMINHO SIGOLIS

Jornalista

O primeiro Hospital da Baixada, o “Hospital Iguassú”, fundado em 31/03/1935, sem funcionar desde 2009, suas obras foram licitadas em 2020 no valor global de cerca de R$ 16 milhões, inicialmente a ideia era ser retaguarda do Hospital da Posse, com agravamento dos casos da COVID-19, hoje com problema reduzido graças as medidas sanitárias e o Hospital Modular, há rumores de que ali será a instalada a Maternidade Mariana Bulhões, que entrará em obras.

Prefeito Rogério Lisboa

Segundo Sr. Daniel Coelho (Presidente do Conselho Municipal de Saúde) a Prefeitura espera reinaugurá-lo no 2o semestre de 2021. As iniciativas para retomada das obras iniciaram quando o Deputado Federal Dr. Luizinho comandou a Secretaria M. de Saúde na gestão do finado Prefeito Bornier e a parceria do Governo do Estado, todavia tal pauta nunca saía da agenda do legislativo Iguaçuano, através do ex-vereador Carlão Chambarelli, nem dos movimentos sociais, através do Bispo Emérito Dom Luciano, pela Diocese de Nova Iguaçu, do MAB (Federação das Associações de Moradores), OAB-NI e etc. A novidade, foi em 2020, após avaliação sistemática do seu secretariado, o Prefeito Rogério Lisboa, afirmou publicamente o compromisso de reinaugurar o Hospital e vem cumprindo.

Todavia, teve a parceria do Dr. Manoel hoje Secretário de Governo, agora com a nova gestão da SEMUS, com Dr. Luiz Cavalcanti, ex-diretor do INTO em Nilópolis, reascende as esperanças das lutas do “Movimento Hospital Iguassu – Conquista Popular“ e “Pela reabertura do Hospital Iguaçu“ (coordenado pela advogada Janice Almeida), com mais de 19 mil seguidores, de todos verem o hospital em pleno e total funcionamento. Segundo o Prefeito o Hospital Iguaçu está no coração do povo de Nova Iguaçu: “muitos nasceram nessa Unidade, há um sentimento de ternura de todos nós com o “Iguassú“.

Em junho de 2019, o presidente da ALERJ André Ceciliano, também em audiência na Câmara de NI, com o ex-governador Wilson Witzel, diversos prefeitos, os deputados Max Lemos e Rosangela Gomes, demais deputados federais e estaduais, lançaram a Frente Parlamentar em Defesa e no Fortalecimento da Baixada Fluminense, na época foi ventilada a reabertura do sonhado Hospital Iguaçu.

A luta pela reabertura vem sendo constante na Câmara desde 2013. Em 2017 foi solicitado ao Prefeito que iniciasse estudos de viabilidade.

Em julho de 2019, por sentença em 1ª instância, a Prefeitura foi declarada proprietária do imóvel. Em fase de estruturação, a Câmara apreciou emenda ao orçamento de 2021, destinando 5 milhões para reforma geral, paralelamente recolhiam assinaturas nas ruas, desde 2017, foram mais de 7 mil nos diversos pontos da Cidade.

O Hospital, esse ano, completou 86 anos de fundação, ali foi emergência em Nova Iguaçu, na época integravam o município Japeri, Queimados, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu