Secretário de Meio Ambiente Fernando Cid
Qual e a finalidade do Instituto EAE?
Composto por biólogos, guias turísticos com Registro Embratur, professores, técnicos em meio ambiente, educadores e gestores ambientais, agrupamos voluntariado formado por alunos do ensino médio especializado na área, participantes de ONGs ambientais, ecoturistas, praticantes de esportes, religiosos e público interessado em conservar a área.
Em nossas ações, depois de estudar a situação da área a ser recuperada, reflorestamos com mudas de espécies nativas e desenvolvemos a educação ambiental ampliando a consciência ecológica dos participantes e moradores do entorno, que multiplicam estas ações.
Também desenvolvemos aulas de campo em matérias específicas como biologia, botânica, geografia e outras, utilizando o meio ambiente em laboratório vivo para aprendizado e fixação das matérias aplicadas. Assim aplicamos a Educação Ambiental utilizando o Ecoturismo como ferramenta pedagógica e também promovemos o Ecoturismo na região, oferecendo através da Educação Ambiental, uma atividade mais consciente e sustentável.
Esse projeto contou com a participação dos moradores locais e pessoas que trabalham com turismo como do guia turístico, Diogo Narcyzo da ECO TREKKING BRASIL , não iremos deixar de falar da participação da Dona Raimunda um senhora de 84 anos e com uma vitalidade de 20anos, que nos acompanhou na caminhada até o ponto do reflorestamento, o secretário do Meio Ambiente Fernando Cid, que também fez a caminhada conosco foi nos contando a dificuldade que esta tendo em não ter um “plano de manejo” desta área que é tão importante para a cidade de Nova Iguaçu.
O parque do entorno do Gericinó, pertence ao Governo Estadual.O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei Federal n° 9.985/2000) determina que “As unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo e devem abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas” (artigo 27, § 1°).
De acordo com o SNUC, o Plano de Manejo é o “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade” (artigo 2°, inciso XVII).
Nesses termos, o Plano de Manejo constitui o principal instrumento de planejamento e gestão das Unidades de Conservação e tem como objetivo orientar a gestão e promover o manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação.
2 Comentários. Deixe novo
Excelente matéria.
Parabéns pelo trabalho lindo e engajamento