Estado do Rio terá sistema de informação sobre casas populares

Foto: Agência Brasil
Texto: Comunicação Social

O Estado do Rio ganhará o Sistema de Informações sobre Habitação de Interesse Social (SIHABIS), com o objetivo estabelecer diretrizes para o planejamento, gestão, monitoramento e avaliação das políticas públicas de habitação de interesse social. É o que determina a Lei 9.534/19, de autoria dos deputados Waldeck Carneiro (PT) e Renata Souza (PSol), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial da quinta-feira (30/12).

A norma deverá assegurar o acompanhamento, pela sociedade civil, da implementação das políticas estaduais de habitação de interesse social e fornecer informações técnicas para subsidiar a atuação do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social (FEHIS), bem como divulgar o perfil e o conteúdo dos votos proferidos por seus membros.O FEHIS poderá ser usado para custear a medida.

Na justificativa do texto, os autores da medida indicam que o déficit habitacional no estado representa quase meio milhão de moradias: “Um reflexo da inconsistência das políticas de habitação, muitas vezes marcadas pelo improviso e pelo voluntarismo”, afirmou Waldeck.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu