Encontro com ativista ambiental da Reserva Biológica do Tinguá

Coletivo de ambientalistas e moradores do bairro de Tinguá promovem encontro com ativista ambiental da Reserva Biológica do Tinguá

Será no próximo sábado, dia 16/10/21, a partir das 10 horas, na Praça Central do bairro do Tinguá, a Roda de Conversa de ambientalistas e moradores da comunidade local com o ativista Márcio das Mercês, um dos protagonistas da luta ambiental pela criação da Reserva Biológica do Tinguá, a única Unidade de Conservação do país surgida a partir da mobilização popular.

Márcio vai relembrar passagens marcantes dessa luta, que envolveu associações de moradores, universidades, sindicatos de trabalhadores, ong’s ambientalistas e a população da Baixada Fluminense, que subscreveram um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas encaminhado à época ao governo federal, pressionando pela criação da Rebio-Tinguá.

A floresta protegida desde 23/5/1989, como Reserva Biológica compreende uma área territorial de aproximadamente 24 mil hectares, estendendo-se pelos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis e foi declarada, em 1993, como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (órgão das Nações Unidas), pela riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna e pelos mananciais de água potável existentes em seu interior (12 represas de captação da CEDAE) que abastecem a população da Baixada Fluminense e parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O menor anfíbio do mundo (popularmente conhecido como “sapo-pulga”) foi descoberto em suas matas em 1965, pelo pesquisador da UFRRJ, Eugênio Izecksohn.

Esses e outros assuntos relativos à Reserva Biológica do Tinguá serão abordados pelo ambientalista Márcio das Mercês nesta roda de conversa na Praça do bairro de Tinguá.

O evento é promovido uma vez por mês, sendo organizado pelo Movimento Pró-Reserva Biológica do Tinguá, Movimento Baía Viva, Movimento Negro Unificado (MNU), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e Jornal Papo Reto.

A roda de conversa ocorre ao ar livre na Praça de Tinguá e a presença do público é liberada.

Nós do Jornal PapoReto temos um imenso prazer em poder fazer parte dessa ação, em pró da reserva biológica de Tinguá. E estamos ciente que essa reserva e muito importante não só para a nossa cidade, mais para todos o nosso planeta, vamos colocar assim!!!

Caro leitores vejam esse documento emitido pela NAÇÕES UNIDAS, NOMEANDO A RESERVA BIOLOGICA DO TINGUÁ COMO PATRIMONIO NATURAL DA HUMANIDADE .

Ricardo Portugal

Jornalista e ambientalista do Movimento BAÍA VIVA

2 Comentários. Deixe novo

  • José Humberto Gomes de Souza Moraes
    10 de outubro de 2021 20:22

    Muito nobre iniciativa que nasceu nos meados da década de 80. Eu mesmo participei junto ao nosso irmão Márcio. Passávamos noites em sintonia com o silêncio,
    sentindo tudo de bom que a natureza pode nos proporcionar. Pra mim, então, que era ainda um adolescente, um mundo novo se abria, repleto de revelações. Hoje, posso afirmar, muito foi somado à minha experiência de vida.

    Responder
  • Fernando Luís portes abreu fabrica de bala.
    11 de outubro de 2021 08:23

    Estivemos juntos na criação e estamos juntos na preservação, parabéns a todos envolvidos por esse objetivo tão nobre de proteção da vida.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu