Comorbidades mais comuns no autismo

SAÚDE – FONOAUDIOLOGIA

Amanda Caetano

Nesse período do ano, em que o mundo inteiro promove a conscientização do autismo em abril, e celebra o dia do Orgulho Autista em junho, o nosso jornal está trazendo para você diversos artigos sobre o assunto. Hoje nós vamos falar sobre as comorbidades do autismo.

Comorbidade é um termo utilizado quando duas ou mais condições médicas são encontradas juntas. Ou seja, são patologias ocorrendo ao mesmo tempo. E como os autistas apresentam comorbidades neuropsiquiátricas com mais frequência, vamos te explicar quais são as comorbidades que normalmente afetam as pessoas que estão dentro do transtorno do espectro autista.

Entre os problemas mais comuns que podem se manifestar em uma pessoa autista estão: transtornos de ansiedade, epilepsia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o transtorno desafiador de oposição (TOD). Quando essas comorbidades aparecem no autismo, é um desafio extra para a família. Mas saiba que existe tratamento e controle.

Esses problemas, em alguns casos, podem prejudicar a qualidade de vida da pessoa autista, já que se trata de condições que afetam a parte física tanto quanto a mental.

Ansiedade e hiperatividade: as mais comuns comorbidades do autismo
As dificuldades comuns ao autismo, podem causar constante sensação de ansiedade na pessoa com TEA. A ansiedade encontra presente num autista porque as atividades cotidianas, como ir à escola, fazer amigos, andar na rua, etc., são coisas que podem causar estresse. Se for o caso em que tal atividade represente uma mudança de rotina, a situação pode piorar.

É preciso saber que a ansiedade é normal do ser humano, ela pode ocorrer em todos nós, principalmente em situações de perigo. Mas quando ela passa a ocorrer por causa de situações atípicas e/ou de maneira exagerada, é preciso atenção e acolhimento.

Pode ser que seja preciso acompanhamento de um psicólogo e avaliação de outros profissionais para prescrição de medicamentos. Mas atenção: não utilize medicações a fim de combater crises de ansiedade sem que ele seja realmente necessário e receitado por um profissional.

O transtorno de atenção e Hiperatividade é uma comorbidade que muito se confunde com o autismo. Muitos pais e mães acabam julgando determinado comportamento sendo como uma coisa ou outra. Mas algo muito simples pode ajudar a diferenciar autismo e TDAH: a interação social.

O TDAH é caracterizado por constantes inquietações, dificuldade de manter atenção, impulsividade e desatenção.

No caso, quem tem apenas TDAH não vai apresentar as condições primordiais do autismo, ou seja, atraso na linguagem e dificuldades de interação. Já a criança que é autista pode apresentar o TDAH, mas à sua maneira. Como tiques nervosos, agitação motora mais intensa, ficar andando de um lado pro outro, a falta de atenção ao que está sendo exposto, entre outras coisas.

Na dúvida, consulte um profissional. Só um diagnóstico clínico vai poder responder se a criança tem apenas o TDAH ou se o transtorno é uma das comorbidades do autismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu