Jornal PapoReto

Com elas!! Mulheres guerreiras!!! Sementes da Terra

As atividades do coletivo de mulheres sementes da Terra, composta por trabalhadoras rurais de todas as idades, moradoras do assentamento Campo Alegre em Nova Iguaçu, vem trazendo uma grande diversidade de conhecimento e ancestralidade com os manuseios das ervas medicinais plantadas e colhidas em seus quintais e sítios.

Assim realizando a feitura de medicinais fitoterápicos que tem Disseminado conhecimento e sabedoria para o campo e cidade.

Através de oficinas e rodas de conversas , driblando a Pandemia e as dificuldades internas das assentadas, está sendo possível com todas as normas de segurança realizar este grande momento de troca.
E assim se deu a oficina de Xarope e de pomada milagrosa, onde desde a colheita das ervas a feitura dos mesmo, essas mulheres vivem esse momento como um grande sagrado.

Todo é feito com respeito a natureza e aos ancestrais que deixam seu legado. Com o objetivo de levar em frente tamanha sabedoria e passar para os mais jovens a importância da mesma , trazendo para a cura do corpo e da alma o que de mais rico a terra oferece.

Pra cidade levam seus saberes e produtos naturais, oferecendo saúde e vitalidade. E também a consciência de que a cidade não sobrevive sem o sagrado do Campo que é o alimento que a terra oferece.

Com a feitura do Xarope e comercialização do mesmo, conseguiram compor mais uma oficina que foi de pomada milagrosa e agora desejam comercializar para fortalecer a próxima feitura que será de garrafada…e assim gerando conhecimento, renda e muita saúde principalmente para mulheres, no qual se voltam mais em seus momentos, ou seja a saúde da mulher.

O grupo semente da terra, coordenado pela comissão Pastoral da Terra, tem como coordenadora voluntária Elaine Ferreira a oito anos sendo um na coordenação é também militante a mais de vinte anos. Elaine conta que faz questão de levar o legado de sua mãe que sempre militou nos movimentos sociais.
Hoje aos 42 anos, continua na luta pela terra e as mulheres camponesas.

Elaine é licenciada em Educação do Campo LEc na UFRRJ entre outras formações sociais.
A equipe do regional Rio de janeiro está dividido em dois grupos onde, um se encontra em campos de Goytacazes e outro aqui na baixada.

O grupo acredita em uma política pública verdadeira e um processo social de igualdade e respeito. Na luta em busca dos direitos negados, especulações imobiliárias, e todas as questões latifundiária no território rural.

Nós do Jornal PapoReto, levaremos esse assunto até a presidente, Landijara Duarte, do O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ, tem como atribuição constitucional democratizar o acesso à terra – posseiros, sem teto e sem terra – intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária.

Como órgão técnico, o ITERJ é o executor da política fundiária do Estado visando promover, ordenar e priorizar os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas.

Território rural de Campo Alegre – Nova Iguaçu – R.J
Coletivo de mulheres semente da Terra

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu