Lindo poema escrito e pregado pelo saudoso Rev. Shadrach M. Lockbridge, na Calvary Baptist Church, San Diego, Califórnia. Ontem eu escrevi um texto menor; houve muitas reações positivas, mas algumas negativas, contestando, embora nessas últimas nenhuma aponta base bíblica que autorize se desmerecer os vários Textos Sagrados que, já ontem, 11.04.2020, estribavam, com folga, a posição teológica adotada. Mas, não custa adicionarmos novos fundamentos, dentre os vários que os temos em estoque.
Não há nenhum texto afirmando que o Único e Suficiente Salvador, Yaohushua, foi crucificado em uma sexta-feira, muito menos que ele ressuscitou em um domingo.
Ao contrário disso, o Texto Sagrado diz que ele foi crucificado na véspera de um sábado especial (JO 19.31).
Logo, está a todos dizendo que o dia seguinte à crucificação não seria uma “cessação”, um descanso (feriado) comum; ao contrário!
O dia da crucificação era o dia 14 de abib
Referências bíblicas
(Êxodo 12.2,6,14 e 13.4), que poderia cair em qualquer dia da semana (Lv 23.5), e, naquele ano, caiu no meio da semana (Dn 9.27), ou seja, em uma quarta-feira, véspera do feriado dos pães asmos (Lv 23.6,7), que, apesar de quinta-feira semanal, seria um sábado especial, um “grande sábado”, pois dia de “santa convocação” (Lv 23.6,7).
A crucificação e sepultamento do Eterno originou o lamento do povo cristão, que, aos prantos, batizou aquele dia de “Quarta-feira de cinzas”, supondo que toda sua esperança havia acabado (LC 24.17-21).
O mesmo povo, contudo, exultou quando, no “Sábado de Aleluia” (“três noites e três dias”, Mt 12.40), pôde voltar a glorificar o Pai Eterno Yaohú [היָהוּ YHWH].
Os nomes dados aos dias, pelo povo do momento, dizem por si só. Depois, para mudarem tudo, criaram uma ressignificação a tais nomes popularmente dados aos dias, assim como se passou a dizer que “o dia do Senhor” (Ap 1.10) era uma referência ao domingo e não mais ao sábado.
Mas há uma questão objetivamente constatável por todos, que é o Decreto de Constantino, impondo, já no século IV, a guarda do domingo, e não mais a do sábado (Edito de 07 março de 321, A.D., Corpus Juris Civilis Cord., Liv. 3, Tit. 12,3). Catecismo Romano: “A Igreja de Deus porém, as achou conveniente transferir para o domingo a solene celebração do Sábado… em virtude da ressurreição de nosso Salvador.” > Catecismo Romano, edição 1566, p. 440, parágrafo 5:18.
Tomás de Aquino: “Na Nova Lei a observância do dia do Senhor tomou o lugar da observância do sábado não em virtude de preceito [aqui Aquino reconhece não existir preceito bíblico amparando tal mudança!], mas pela instituição da igreja e o costume do povo cristão.” > Summa Theologia, 1947, II, Q. 122, Art.4, p. 1702.
John Eck, um dos mais destacados defensores da fé católica romana, ao atacar o reformador Lutero, no ponto em que este defendia a “Sola Scriptura”, afirmou Eck para Lutero: “As Escrituras ensinam: ‘Lembra-te do dia de sábado para o santificar; seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus’, etc.
Entretanto, a Igreja mudou o sábado para o domingo com base em sua própria autoridade, e para isto você [Lutero] não tem Escritura.” > John Eck, Enchiridion of Commonplaces Against Luther and Other Enemies of the Church, tradução de Ford L. Battles, 3ª edição (Grand Rapids: Baker, 1979, p. 13).
Cardeal James Gibbons: “Você poderá ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, e não encontrará uma única linha autorizando a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado.” > James Gibbons, The Faith of Our Fathers, 47ª edição revista e ampliada (Baltimore: John Murphy & Co., 1895), p. 111 e 112.
O Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, registra, para “Sábado de Aleluia” > “Sábado santo: o mesmo que sábado de aleluia”.
O Dicionário Aurélio Buarque Holanda Ferreira, registra, para o vocábulo “Aleluia”: «Do hebraico alleluiah, “louvai jubilosamente a היָהוּ [YHWH]”. Canto de alegria e louvor, frequente nos salmos, e adotado pela Igreja na sua liturgia, especialmente no tempo da Páscoa. O sábado da Ressurreição. Sábado de aleluia, sábado em que se celebra a Ressurreição de Cristo».
O Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, registra: “SÁBADO DE ALELUIA. Sábado da Ressurreição de Cristo”. Outra questão de puro raciocínio lógico é o fato de que segunda-feira, terça-feira, quarta, etc., sempre foram, respectivamente, os dias de trabalho (feiras em Roma) segundo, terceiro, quarto, etc., justamente porque o dia, depois batizado como “domingo”, antes era o primeiro dia de trabalho (a primeira feira dos romanos).
Surreal seria crer-se existir um segundo dia de trabalho (segunda-feira), não havendo, antes, um primeiro! Logo, é fácil se ver e concluir que o domingo como dia de descanso foi colocado bem depois, em substituição ao primeiro dia de cada semana de trabalho.
Até porque, acreditar-se no quanto está aí posto, igualmente afronta à inteligência, pois, se a semana começasse com um dia de descanso, o trabalhador começaria descansando do trabalho que, depois, iria executar… Certo é que, como assim disse o anjo para as mulheres, tudo aconteceu “como ele havia dito” (Mt 28.6 c/c 12.40).
Essa a nossa Verdadeira Páscoa (1CO 5.7; JO 1.29). Texto extraído dos livros “A Bíblia Desmente Igrejas”, ora na 13ª edição, e “Jó, o Mal, o Caráter do Eterno, e o Contrato”, ora na 4ª edição.
É Quarta-feira de Cinzas
Yaohushua está orando
Pedro está dormindo
Judas está traindo
Mas Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
Pilatos está se debatendo
O Conselho está conspirando
A Multidão está difamando
Eles nem imaginam que Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
Os discípulos estão correndo
Como ovelhas sem seus pastores
Maria está chorando
Pedro está negando
Mas eles não sabem que Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
Os romanos batem em meu Yaohushua
Eles o vestem em escarlate
Eles o coroam com espinhos
Mas eles não sabem que Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
Veja Yaohushua andando para o Calvário
Seu sangue pingando
Seu corpo tropeçando
E seu espírito sobrecarregado
Mas você vê, isto é somente a Quarta-feira de Cinzas
Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
O mundo está vencendo
O povo está pecando
E o mal está sorrindo escancarado
É Quarta-feira de Cinzas
Os soldados pregam as mãos de meu Salvador
Na cruz
Eles pregam os pés de meu Salvador
Na cruz
E então levantam Ele
Ao lado de criminosos
É Quarta-feira de Cinzas
Mas deixe-me te dizer uma coisa:
Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
Os discípulos estão questionando
O que aconteceu ao Rei deles
E os fariseus estão celebrando o esquema deles foi concretizado
Mas eles não sabem, é apenas Quarta-feira de Cinzas
Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
Ele está pendurado na cruz
Sentindo-se esquecido pelo PAI
Deixado sozinho e morrendo
Não há ninguém que possa salvá-lo??
Ohhhh
É Quarta-feira de Cinzas…
Mas Sábado de Aleluia está chegando!
É Quarta-feira de Cinzas
A Terra treme
O céu fica negro
Ele cede seu espírito
É Quarta-feira de Cinzas
Esperança está perdida
A morte venceu
O pecado foi conquistado
E Satanás está simplesmente dando risadas
É Quarta-feira de Cinzas
Yaohushua foi enterrado
Os soldados ficaram de guarda
E a rocha foi encaixada no lugar certo
Mas … É Quarta-feira de Cinzas
É apenas Quarta-feira de Cinzas
Sábado de Aleluia está chegando …